Jogadores da A.A. FIB fazem nova bateria de exames cardiológicos

[caption id="attachment_2005" align="aligncenter" width="800"]Dr. Edmir José Sia Filho, à esquerda, e Dr. Marco Aurelyo Sanches, cardiologistas da QRS - Instituto de Cardiologia Dr. Edmir José Sia Filho, à esquerda, e Dr. Marco Aurelyo Sanches, cardiologistas da QRS - Instituto de Cardiologia[/caption]

Com o término da terceira semana de preparação para a disputa da Liga Paulista de Futsal, os jogadores da Associação Atlética FIB realizaram uma nova bateria de exames cardiológicos na QRS – Instituto de Cardiologia, que possui duas unidades em Bauru. A estreia da equipe bauruense no certame estadual está marcada para o dia 24 de março, contra o time de Pompéia, que participará da competição pela primeira vez, no município de Pompéia.

“A avaliação clínica pré-participação (APP) para atividades físico-esportivas é entendida pela QRS - Instituto de Cardiologia como uma avaliação médica sistemática e uniformizada, capaz de abranger a população de esportistas e atletas antes de sua liberação para treinamento físico”, explicou o Dr. Edmir José Sia Filho, médico cardiologista titulado pela SBC e subespecialista em “Estimulação Cardíaca Artifical e Ritmologia”, titulado, vindo do Incor do hospital FMUSP de SP.

Os exames aplicados no elenco A.A. FIB podem evitar doenças cardiovasculares e até a morte súbita dos atletas. “O objetivo principal desta avaliação, realizada previamente ao início da atividade física e periodicamente com sua manutenção, por profissional devidamente qualificado, é a prevenção do desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular (DCV) e da morte súbita (MS) por meio da restrição temporária ou definitiva da realização de atividades físicas, além do tratamento de condições que possam ser potencialmente fatais e desencadeadas pelo exercício físico”, destacou Dr. Edmir José Sia Filho.

O cardiologista recomenda a avaliação a todos os atletas profissionais. “Nós, da QRS – Instituto de Cardiologia, assim como a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e a Sociedade Europeia de Cardiologia, acreditamos que a APP deva ser associada a métodos complementares para atletas profissionais, considerando ser plenamente justificada sua indicação na tentativa de garantir a integridade do atleta e todo o custo envolvido na sua formação”, orientou.

Com uma equipe amplamente qualificada e com tecnologia de última geração, a QRS – Instituto de Cardiologia oferece um atendimento de excelência. “O bom senso da prática médica e a experiência dos médicos subespecialistas avaliadores que compõe a QRS – Instituto de Cardiologia serão fundamentais na escolha do caminho a trilhar para a realização de uma APP individualizada e segura”, garantiu Dr. Edmir José Sia Filho. Os telefones de contato do centro de diagnósticos cardiológicos são (14) 3010-0086 ou (14) 3010-7117 e o site: www.qrscardiologia.com.br.





Parceiros