“Uma grande oportunidade de evoluirmos”, diz Alemão sobre meeting de futsal

[caption id="attachment_1782" align="aligncenter" width="800"]O técnico PC de Oliveira e Alemão O técnico PC de Oliveira e Alemão[/caption]


“Participamos de um evento único e tivemos uma grande oportunidade de evoluirmos e crescermos profissionalmente”, avaliou Everton Carvalho da Silva, o Alemão, técnico da Associação Atlética FIB, após o 2º Meeting de Especialistas de Futsal. O treinador participou do evento, realizado pelo Departamento de Tecnologia e Desenvolvimento da Liga Paulista de Futsal (LPF) e pela Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP) da universidade, em São Paulo, acompanhado do irmão Elton Carvalho, que também integra a comissão técnica da equipe de Bauru.

Em dois dias de palestras e debates, os profissionais da A.A. FIB puderam interagir com os principais nomes do futebol de salão do Brasil, como PC de Oliveira, treinador campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2008; Lucas Chioro, técnico campeão da Liga Paulista 2015 com o Corinthians; Guinter José Klafke Pritsch, fisioterapeuta do São Caetano Futsal e AD São Caetano, que abordou a importância da recuperação dos jogadores e o bom relacionamento do fisioterapeuta com a comissão técnica, e Luis Fernando Paes de Barros, estudioso de futsal que já trabalhou no Canadá, Estados Unidos e Japão e apresentou uma palestra repleta de dados e estatísticas.

A seleção de palestrantes do meeting foi completada por Danilo Augusto, preparador físico; Barata, supervisor de futsal do Santos Futebol Clube; por Douglas Caetano e Daniel Graça, da LPF, que detalharam o processo de desenvolvimento das novas ferramentas tecnológicas, como o Vídeo Observer, o Match Center e o Futsal Express; pelo espanhol Ignácio Vicente Matos, Diretor de Organização Esportiva da Liga Espanhola de Futsal (LNFS), e pelo analista de desempenho português Simão Assumpção, que analisou vídeos de partidas disputadas em Portugal; ainda houve uma participação especial via internet do treinador Bruno Travassos, direto de Portugal, que dissertou sobre as técnicas e táticas da modalidade na Europa.

Entre as palestras, o presidente da LPF, Laércio Graça, explanou sobre a importância da Liga no desenvolvimento do futsal paulista e também sobre o atual momento do esporte no cenário nacional. “Voltamos da Escola de Educação Física e Esporte da USP renovados, prontos para colocarmos em prática diversas ideias que foram absorvidas durante interação com profissionais consagrados do futsal brasileiro e também de profissionais que desenvolveram, e ainda desenvolvem, grandes trabalhos fora do Brasil”, garantiu Alemão.

[caption id="attachment_1783" align="aligncenter" width="800"]IMG-0002 Alemão e Ignácio Vicente Matos, Diretor de Organização Esportiva da Liga Espanhola de Futsal (LNFS)[/caption]





Parceiros