Com acompanhamento fisioterapêutico, elenco da A.A. FIB faz avaliação postural

DSC_1151O Convênio de Cooperação Interdisciplinar da Área da Saúde das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) garante acompanhamento fisioterapêutico ao elenco da Associação Atlética FIB antes e depois das partidas. Os atendimentos são realizados pelos alunos do 5º ano do curso de Fisioterapia da FIB e coordenados pelo professor doutor Reinaldo Monteiro Marques. As sessões acontecem na clínica da faculdade, que conta com mais de mil metros quadrados de área construída, incluindo uma piscina terapêutica e é uma das mais completas do Estado de São Paulo quando o assunto é ensino universitário.

“Os atletas recebem um atendimento fisioterapêutico de qualidade e ainda proporcionam aos alunos uma oportunidade única de apreenderem em prática, seja nos tratamentos de lesões ou nos atendimentos realizados antes das partidas”, destacou Reinaldo Monteiro Marques. O convênio entre a faculdade e a equipe de futsal também proporciona o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) aos alunos; os trabalhos são publicados na Revista Jornada Científica FIB.

Quatro alunas do curso de Fisioterapia desenvolvem o TCC com os atletas da A.A. FIB: Camila Milani, com o projeto Avaliação Postural em Atletas do Futsal utilizando Haste de Maddor e Biofotogrametria; Elizabet Silva dos Anjos, com o projeto Avaliação Postural em Atletas do Futsal utilizando Biofotogrametria e Plantigrafia; Maria Mayara G.G. Bonadio, com o projeto Aplicação da Dynamic Taping em Atletas de Futsal para correção da coluna cervical, e Ludmila Mariani de Castro, com o projeto Prevalência de Lesões em Atletas da Associação Atlética FIB.

“Através destes quatro projetos, que já foram aprovados pela Plataforma Brasil (sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar a aceitação dos projetos de pesquisas que envolvem seres humanos nos Comitês de Ética do país), realizamos uma avaliação postural dos jogadores e depois de tabular os dados, vamos corrigir as posturas daqueles que necessitarem por meio de exercícios e também de uma técnica importada da Austrália, a dynamic taping”, revelou Reinaldo Monteiro Marques. O elenco da A.A. FIB também possui acompanhamento nutricional, inclusive com cardápio individual, e realizam exames biométricos com alunos e docentes do curso de Biomedicina das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).DSC_1142





Parceiros