Jogadores da A.A. FIB terão cardápio individual

DSC_0675Os atletas da Associação Atlética FIB terão um cardápio de alimentação individual. O menu especial foi desenvolvido por Débora Tarcinalli Souza, coordenadora do curso de Nutrição das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), através do Convênio de Cooperação Interdisciplinar da Área da Saúde e a equipe de futsal. “Nós temos um projeto de extensão para todos os cursos da área da saúde que envolve o futsal e o curso de Nutrição ficou responsável pela parte de avaliação alimentar dos jogadores”, explicou José Ranieri Neto, diretor administrativo da faculdade e presidente da A.A. FIB.

Cada jogador participou de uma consulta com a nutricionista e respondeu um questionário. “Nós fizemos um diagnóstico nutricional do elenco, teve perguntas que envolveram dados pessoais e dados clínicos, para conhecermos o estilo de vida dos atletas, que também responderam todas as questões alimentares, para sabermos como eles se alimentam e quais alimentos eles consomem, e fizemos, ainda, um levantamento da alimentação deles nas últimas 24 horas”, detalhou Débora Tarcinalli Souza.

Com base nos dados coletados durante as consultas, a nutricionista elaborou o menu de alimentação individual para o elenco da A.A. FIB; além da coordenadora do curso de Nutrição da Faculdades Integradas de Bauru (FIB), os alunos 3º ano, Lorena N. do Amaral Padim e Renato Alves de Morais, também participaram da construção do cardápio.

De acordo com Débora Tarcinalli Souza, a alimentação é responsável por 70% do desempenho dos atletas em quadra. “Se o jogador não estiver bem alimentado, não em quantidade, mas sim em qualidade, ele não terá energia suficiente para treinar e consequentemente não terá um bom desempenho nos jogos, por isso, o atleta precisa estar sempre bem nutrido", afirmou a nutricionista.

O Convênio de Cooperação Interdisciplinar da Área da Saúde das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) também garante atendimento fisioterapêutico aos atletas da Associação Atlética FIB e a realização de exames biométricos, através do curso de Biomedicina da faculdade.

[embed]https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qVmpOwjEVOo[/embed]





Parceiros