Na Unesp, jogadores da A.A. FIB fazem avaliação corporal mais moderna do mundo

Os jogadores da Associação Atlética FIB realizaram nesta sexta-feira (06) a avaliação corporal mais moderna do mundo. Através de uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, os atletas da equipe foram submetidos a exames em uma máquina chamada DEXA Gold Standard, que é o equipamento com a tecnologia mais avançada neste tipo de avaliação, no campus da universidade.

O equipamento, importado dos Estados Unidos, possuí dois comprimentos de raios-X, capazes de apontar dados sobre a composição corporal total do atleta, com uma aferição precisa da massa muscular, massa adiposa (gordura) e da densidade óssea.

“Agora, os jogadores passarão por testes que irão avaliar suas capacidades físicas, como força, velocidade e resistência”, explicou o preparador físico da A.A. FIB, Júlio Porfírio, que acompanhou os exames na DEXA junto com os professores doutores do Departamento de Educação Física da Unesp, Fábio Barbieri, Alessandro Zagatto e Júlio Wilson.

A partir dos resultados nos testes, o preparador físico irá fazer o planejamento dos treinamentos (periodização). “E se necessário, realizaremos um trabalho a parte com o atleta que estiver com níveis de condicionamento abaixo da média do grupo”, acrescentou Júlio Porfírio.

O primeiro compromisso oficial da A.A. FIB na temporada acontece em março, quando a os jogares entram em quadra pela Liga Paulista de Fustal; no entanto, a data e o adversário da estreia da equipe de Bauru na competição ainda não foram definidos.





Parceiros